PORQUE NÃO TER INSTAGRAM?

by - 12/06/2021

Já se passaram vários meses desde que tomei a decisão de excluir definitivamente o Instagram do meu celular. Confesso que no dia foi um pouco “doloroso”, mas hoje posso te dizer com certeza que essa foi a melhor coisa que fiz esse ano (sem exageros), e me arrependo por não ter feito isso a mais tempo.

Eu tentava ao máximo controlar o meu tempo nessa rede social, porém, havia alguma coisa nela que fazia com que eu sempre perdesse a noção do tempo, e quando eu percebia já tinham se passado mais de duas horas, e o pior, que quando eu saia de lá me sentia numa sensação horrível de tempo perdido. O que na verdade era isso mesmo que estava acontecendo. Porque quando não estamos investindo o nosso tempo em algo que nos faça crescer como pessoas, em coisas que nos direcione ao nosso propósito e ainda nos torne alguém produtivo, estamos consequentemente jogando a nossa vida no LIXO! É meio duro isso né? Mas é a realidade!

A nossa mente não é blindada como gostaríamos, a ponto de não sermos atingidos pelo poder das influências. Há certas coisas que de tanto a gente ver, acabamos acreditando naquilo tão cegamente como se aquilo fosse uma verdade “absoluta”, e é por isso que tantas pessoas têm se corrompido e tantos valores têm sido quebrados nas famílias, nos relacionamentos, e até na vida Cristã!

Houve um momento em que olhei para mim mesma e percebi que os valores já não eram os mesmos, que tinha algo errado comigo. Foi ai que tive que retroceder, e examinar o que eu estava fazendo para começar a pensar e agir daquela forma.

Cheguei a conclusão de que era a influência! Não de amigos, Não de pessoas próximas, até porque em plena pandemia não estávamos tendo convívio social, mas a influência vinha da internet. Nosso amigo Paulo nos alerta em  I Coríntios 15:33  Não se enganem; as más conversações corrompem os bons costumes”, ou seja, uma mentira contada várias vezes se torna “uma verdade”.

Além disso, eu estava sempre me sentindo culpada. Porque eu sabia que aquele tempo que eu estava literalmente perdendo não ia mais voltar, ou seja, o que eu estava fazendo com a minha vida? Por que a medida que estava me entretendo, eu me tornava mais preguiçosa, mais procrastinadora, mais ingrata, mais invejosa, mais infeliz e mais tudo que não presta!

Depois que eu finalmente consegui identificar o problema, precisei tomar coragem para desativar definitivamente o Instagram, depois de meses posso dizer que não sinto mais falta de rolar aquele feed infinito. Me sinto mais leve, é uma sensação que não consigo expressar em palavras. Mas é como experimentar a liberdade de algo que estava me mantendo presa e completamente dependente.

Se você leu esse post até aqui, e se identificou com o que falei, quero te encorajar a dar um tempo das redes sociais. Usar esse tempo que você gastaria no Instagram, em fazer algo de bom por você mesma(o), e pelo seu desenvolvimento pessoal. O que acha?

Espero que tenham gostado do post,

Até mais!

Você poderá gostar:

6 Comentários

  1. Olá!
    Eu gosto de algumas vezes dar um tempo longe das redes sociais, fazer um detox digital é muito bom pra mim e achei muito bacana da sua parte fazer mesmo que doloroso no começo algo que já não fazia sentido para você.
    Amei.

    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, muitas vezes precisamos abdicar de certas coisas, para nos tornarmos pessoas melhores.

      Bj!

      Excluir
  2. Oi Thais, eu acho SUPER válido sair das redes, especialmente se a gente já identificou que é uma coisa que nos faz mal e que, pior ainda, nos faz perder um tempo precioso (que não volta mais). Eu ainda tenho instagram, mas uso super pouco e evito entrar todos os dias. Estou tentando fazer um uso mais consciente, mas o facebook, por exemplo, já abandonei há anos. Um beijo grande! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, TD bem?

      Verdade!
      Eu também abandonei o Facebook. Foi o primeiro a se tornar esquecido rs.

      O mais difícil pra mim foi me desconectar do Instagram.

      Excluir
  3. Caramba! Já faz um tempo que tenho diminuído meu tempo nas redes sociais e até desativei algumas, mas ainda assim... o instagram eu não consigo. Meu tempo limite é de 40 min e ainda assim acho muito. Mas é a única forma que tenho de manter contato com amigos e familiares distantes. Meu objetivo é diminuir o tempo mais ainda, espero conseguir! eu post foi muito inspirador.
    Abraços!
    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clara, que bom te ver por aqui!
      No começo é sempre desafiador, mas acredite, depois de um tempo vc não sente nem falta. A sensação de liberdade é maior.

      Beeijos.

      Excluir